+55 48 99960-5206 vendas@ultrahealth.care

Anemia Fetal

A anemia fetal é uma grande causadora de morbimortalidade perinatal. Ela não se deve apenas à aloimunização materna de hemácias, como anti-D, anti-Kell (K1), anti-c (RH4), anti-Duffy e anti -Kidd, mas também a causas não imunes, como parvovírus B19 ou infecção por citomegalovírus, hemoglobinopatia, hemorragia feto-materna e complicações de gêmeos monocoriônicos.

Anemia Fetal

A identificação oportuna e precisa do grau de anemia é fundamental em fetos de risco para esta doença, pois a transfusão fetal intrauterina melhora o prognóstico e a chance de sobrevida na maioria dos casos.

Várias ferramentas para detectar anemia fetal foram propostas, uma delas sendo a avaliação Doppler da velocidade sistólica do pico da artéria cerebral média fetal (MCA-PSV. Mari et al. (2002) considerou MCA-PSV ≥ 1,50 MoM como o melhor ponto de corte para a previsão de anemia moderada (hemoglobina (Hb), 0,64–0,55 MoM) a grave (Hb < 0,55 MoM), com sensibilidade de 100% e especificidade de 88%.

Estudos em animais mostraram que o aumento da velocidade observada em vários vasos, nos fetos anêmicos, é devido ao aumento do débito cardíaco e um declínio na viscosidade do sangue. Em fetos humanos anêmicos, há uma relação cúbica entre o MCA–e a hemoglobina fetal antes da primeira transfusão. Parece que pequenas diminuições iniciais na hemoglobina fetal alteram ligeiramente o débito cardíaco e a viscosidade sanguínea.

Quando a anemia se torna mais grave, a relação entre esses parâmetros se tornam mais acentuadas e o valor da hemoglobina fetal pode ser estimado com precisão. Quando este nível for atingido, uma mudança mínima na hemoglobina fetal afetará a velocidade do sangue. A certa altura, à medida que a anemia se torna ainda mais grave a hidropisia fetal pode se desenvolver. Isso pode explicar por que fetos gravemente anêmicos com e sem hidropisia podem ter leituras de velocidade de pico semelhantes.

Também há estudos relatando que a avaliação de MCA-PSV pode não ser confiável após várias transfusões intrauterinas.

Os passos necessários para a correta avaliação do MCA-PSV são os seguintes:

  1. O feto precisa estar em período de repouso (sem respiração ou movimentos) por pelo menos 2 minutos
  2. O círculo de Willis é representado com cores Doppler
  3. O ultrassonografista amplia a área do MCA ocupando mais de 50% da tela. O MCA deve ser visualizado por seu comprimento total
  4. O volume da amostra (1 mm) é colocado próximo a origem da MCA da artéria carótida interna de tal forma que o ângulo entre a direção do fluxo sanguíneo e o feixe de ultrassom seja o mais próximo possível de 0 grau.O corretor de ângulo não deve ser usado.
  5. As formas de onda (entre 15 e 30) devem ser semelhantes entre si. O PSV mais alto é medido.
  6. As etapas acima são repetidas pelo menos três vezes.

REFERÊNCIAS:

Performance of fetal middle cerebral artery peak systolic velocity for prediction of anemia in untransfused and transfused fetuses: systematic review and meta-analysis.
Martinez-Portilla RJ, Lopez-Felix J, Hawkins-Villareal A, Villafan-Bernal JR, Paz Y Miño F, Figueras F, Borrell A.Ultrasound Obstet Gynecol. 2019 Dec;54(6):722-731. doi: 10.1002/uog.20273.PMID: 30932276

Noninvasive diagnosis of fetal anemia.
Detti L, Mari G.Clin Obstet Gynecol. 2003 Dec;46(4):923-30. doi: 10.1097/00003081-200312000-00024.

Fale com um especialista

Para conhecer a plataforma ULTRAHEALTHCARE, você pode entrar em contato com a equipe comercial pelo formulário ao lado ou através dos seguintes contatos:

Tel. | WhatsApp: 48 99960-5206
E-mail: vendas@ultrahealth.care

Newsletter

Inscreva-se agora para receber nossas últimas atualizações! Preencha o formulário ao lado!